17.5.12

Acordo ortográfico - ACENTUAÇÃO

Já faz um bom tempo que estou tentando  voltar ao estudo de alguns idiomas, principalmente ao nosso. Portanto chegou a hora de dar atenção especial ao Acordo Ortográfico de 2009 (nossa, já faz tanto tempo assim?!?!?).

Desde 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012 - isso mesmo, está bem aí!
Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. ( Informações do site Brasil Escola )
 Pelo que tenho lido, as novas regras não são tão complicadas como eu imaginei. Mas vamos estudar aos poucos. Pra começar: Acentuação!  Mãos à obra !

1.) Para começar, vamos falar do alfabeto! Após o recente Acordo Ortográfico, o alfabeto do português ganhou três letras  (k, w e y) e passou a ter vinte e seis elementos:
a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

2.)  Foram abolidos os acentos agudo e circunflexo, chamados “acentos diferenciais”, comumente utilizados na distinção das paroxítonas homógrafas, que são palavras diferentes no significado e na pronúncia, mas que se escrevem de modo idêntico.
Exemplos: polo (subst. para “extremidade”) / polo (subst. para “modalidade esportiva”); polo (subst. para “ave”); para (verbo) / para (prep.); pelo (verbo) / pelo (prep.); pera (subst.) / pera (prep. arcaica).
IMPORTANTE: continua em vigência o acento diferencial entre:
•   pôde (3ª pessoa do singular do pret. perf. do indicativo) / pode (3ª pessoa do sing. do pres. do indicativo);
•   pôr (verbo) / por (prep.).
•   têm (3ª pessoa do plural do pres. do indicativo) / tem (3ª pessoa do singular do pres. do indicativo) – e derivados (contêm/contém; retêm/retém etc.);
•   vêm (3ª pessoa do plural do pres. do indicativo) / vem (3ª pessoa do singular do pres. do indicativo) – e derivados (convêm/convém; intervêm/intervém etc.).

3.) Deixa de existir o acento agudo na letra  -u tônica dos grupos verbais que contenham -que, -qui, -gue, -gui, -guem, -gues, -guis, -quem, -ques.
Exemplos: apazigue, arguem, averigues, argui, arguis, oblique, obliquem, obliques.

4.) Não são mais acentuados o -u e -i tônicos quando precedidos por ditongo nas paroxítonas.
Exemplos: feiura, baiuca, Sauipe, bocaiuva.

5.) Os ditongos abertos -éi, -ói e -éu, se paroxítonos, não são mais acentuados.
Exemplos: plateia, ideia, tipoia, boia, paranoico, heroico, assembleia, Coreia, heroico, (eu) apoio.
IMPORTANTE: se forem monossílabos (como em céu, dói) ou oxítonos (como em chapéu, anéis, lençóis), continuam com acento, assim como os paroxítonos terminados em -r, como Méier e destróier.
 
6.) Não se acentuam as palavras terminadas em -oo/-oos e -eem.
Exemplos: enjoo, voo, abençoo, ressoo, (des)creem, deem, (re)leem, (re)veem, (des)proveem.

(fonte: Tabela Acordo Ortográfico Fácil - Professor Eduardo Sabbag)

Nenhum comentário: